Friday, March 16, 2012


 Olhei pela janela um dia destes e achei que a paisagem me espelhava o sentir por isso deixo a foto.




Ando de novo em arrumações e sempre a tentar libertar-me das COISAS. Destesto Coisas. Mas ainda assim tem dado para umas Leituras das quais destaco o seguinte:


"Se quisermos ter um mundo sustentável, com futuro viável para todos, temos, nós, os ricos, de aceitar apertar o cinro para que eles, os menos ricos ou mais pobres, possam desapertar um pouco o deles!"

   .... e entretanto fala na imoralidade de pedir ao Brasil, Russia, india e China para n poluir quando nós (UE , USA e Canadá) temos sido os grandes poluidosres


A proposito da educação diz:

" É por isso que considero verdadeira heroinas todas as crianças com as quais me cruzo permanentemente nos países mais carenciados. é preciso heroicidade para, com fome quase sempre,  frequentarem "escolas" (palhotas....) sem bancos (substituidos por vezes por molas de caros ou grandes latas de leite), nem cadernos, lápis e borrachas e com um frio de rachar ou um calor escaldante...
Sedentas de aprendizagem, não hesitam em andar dez kilometros, ou muito mais, para chegarem às suas "escolas" e de lá sairem para ainda irem trabalhar nos campos ou tomar conta dos rebanhos. à noite, já exaustas, sem luz, tentm estudar.
Heroinas !"


Meninas,  é de morrer em lágrimas e perguntar que raio o ser humano se torna quando tem?...Nada. cada vez mais acredito que alguma necessidade só faz é bem. como aquela historia dum povo que mesmo tendo comido ficava a cada refeição com um bocadinho de fome, e tinham uma esperança média de ida brutal!. E porque?....o corpo reage para se defender em vez de se acomodar a engordar.
é sobre isto que me tenho debruçado e é penoso.

O autor compara ainda a democracia a uma papoila frágil, dizendo que "logo que colhida, morre, mas é uma flor que renasce sempre, mesmo no terreno mais inospito entre as pedras dos escombros e o lixo"

(Fernando nobre em A Humanidade)


Apeteceu Partilhar
AML

2 comments:

  1. e fizeste muito bem em partilhar, que coisas destas são mesmo para pensar e reflectir e depois... AGIR! temos que agir mais, que partilhar mais e que consumir menos.
    fazendo apenas estas tres coisas simples não resolveria os todos problemas da humanidade, mas ajudava a solucionar uns quantos.

    ReplyDelete