Tuesday, March 6, 2012

piccolo pezzo d'Italia - parte II

e così è stato il mio breve soggiorno a Firenze.

tive apenas uma tarde para me perder nesta pequena cidade de itália. 
adoro perder-me em cidades, desconhecidas ou não.
adoro passar horas a andar, nem que seja às voltas.
adoro descobrir as ruas, perceber os rituais, olhar as pessoas, reparar nelas. 



calcorreei o centro de uma ponta à outra, senti as pessoas, fui os mercados, às praças, vi as esculturas (monumentais) e as catedrais (uau, não dá para descrever. mesmo!). as bibliotecas abertas à noite e com fregueses lá... impressionante.
misturei-me. fingi ser dali e por ali me perdi.
vi também muitas, muitas lojas de roupa, de sapatos, de acessórios e perfumes...

mas nem só de roupa e de acessórios vivem as montras.
As outras são estas. as da comida.

esta é provavelmente a base da comida italiana:
tomate, manjericão, alcaparras, massas de todo o género e feitio.
não esquecer também a famosa bistecca fiorentina.
aqui só falta mesmo o queijo e o vinho!
o que é que eu vos posso dizer? é tudo molto, molto buono.





para terem uma ideia da dimensão das esculturas, os pés deste senhor de pedra são capazes de ser do tamanho da minha perna (ou quem sabe do meu tamanho...)

e tudo o que é arte em florença é assim, "musculada", monumental e bem conservada.



e como alguém diz: as coisas acontecem quando a CML está por perto (o que é mentira!)
desta vez não me tentaram matar com um autocarro - não!
foi pior. enquanto dormia, entraram no quarto de hotel e levaram o portatil da pessoa que partilhava o quarto comigo! uma história com contornos esquisitos, mas que aconteceu, comigo a dormir. razão suficente para ir conhecer os carabinieri, a polícia local.

enquanto eles não vinham, fui comer (claro) e só não saltei para este carrousel porque tinha uma fila de crianças à espera da sua vez ... talvez da próxima vez tenha mais sorte!




depois da "aventura" dos carabinieri, e depois de um gelado de cioccolato, ainda tive tempo de apanhar o comboio para Siena, cidade medieval, e não pude resistir a este pitoresco restaurante, familiar por sinal, cheio de pormenores encantadores.
a começar pelo relógio à porta, que está atrasado, e que me remete para o país das maravilhas. quase que me senti a Alice, não fosse eu saber exactamente para onde queria ir, depois de olhar para uma ementa espirituosa e me lambuzar com uma pasta muito bem temperada. 























de regresso, consegui que me chamassem pelo microfone do aeroporto de roma - afinal também eu estava atrasada, mas com destino marcado - a maravilhosa cidade que me viu nascer.

CML


2 comments:

  1. Já acabou???.....Foi o que fiz no meu primeiro dia no Porto: vaguear. E é tão bom!. Os meus tios dizem que em italia podes agarrar-te a carteira que ainda assim qd dás por ti já n a tens na mao (se bem que é pior para sul....dizem). quanto ao microfone do aeroporto, minha amiga, ÈS mesmo importante. Era giro teres gravado com o teu macchina magica :).

    ReplyDelete
    Replies
    1. foram só 4 dias, dois dos quais a viajar e um e meio a trabalhar.
      não fosse a porcaria do roubo, tinha aproveitado mais uma manhã.
      eu li num guia do hotel que são as crianças que assaltam os turistas. na mão têm apenas um jornal enrolado... provavelmente as criançinhas do carrousel queriam fazer-me a folha (ou a mala)...

      olha não gozes com a cena do aeroporto que eu até suei! estavam todos à minha espera no avião. distraí-me sabes, estava a tentar encontrar o marco dos correios para não faltar com a minha promessa. e essa foi a verdadeira razão do meu atraso :) mas consegui apanhar o abião!

      Delete