Tuesday, April 3, 2012

estive além

sabem? ali, naquele pedaçinho de terra à beira rio ...
sempre que ali vou, ouço esta música na minha cabeça.
mas é que ouço sempre! e canto o tempo todo...

"quem vem e atravessa o rio
junto à serra do Pilar
vê um velho casario
que se estende ate ao mar"


e este será o relato de como acabou a minha semana.
talvez seja mais fotográfico e musical de que outra coisa.
ora aqui bamos nós.

sexta

começei assim, de mapa na mão, a vaguear "por ruelas e calçadas da ribeira até à foz, por pedras sujas e gastas e lampiões tristes e sós"



para além do velho casario, vi também objectos singulares a mirar o rio e a captar a atenção de quem tem tempo para reparar nas coisas.

apeteceu-me sentar para beber um café lado a lado com estes objectos que me fizeram as delicias. entre a singer e a oliva, venha o diabo e escolha. eu cá queria ficar com as duas, só porque gosto de olhar para elas assim, ferrugentas, mas ...





















eu tinha outros planos. sempre que vou a uma terra gosti de ir ao mercado local e embora não tenha sido a minha primeira vez aqui, nunca tinha ido ao B-O-L-H-Ã-O onde se vende, se vê e se ouve de tudo um pouco.
























depois de me apetrechar com fruta variada que me serviria o almoço, fui rondar outras ruas
e esta tem o seu charme - a Rua das Flores.

aviei-me na retrosaria e acabei por me render a uma tesoura
não é que eu precisasse dela... nem que goste de acumular coisas, mas não lhe resisiti!


depois, mirei as montras e apeteceu-me ficar por ali a tarde inteira, a devorar livros, letras e desenhos




















mas não podia, tinha um compromisso à hora marcada e o relógio não esperou por mim.

de regresso a casa, o convite para ir a guimarães não tardou e lá fui eu ver um concerto de uma banda já extinta e de nome ZEN (mas de ZEN de facto não tinha absolutamente nada). mas valeu pela viagem e para recordar a simpática cidade - capital da cultura este ano.













sábado
50 kms em terra e outros tantos (que não sei precisar) em mar.



o veículo: da ribeira ao parque da cidade onde parei para ir ao mercado bio




as pobres cenouras




as belas avelãs




o delicioso pão de ló



a roupa lavada.

não, eles não estendem roupa branca como se não houvesse amanhã nem corda que chegue. isto é uma instalação a propósito do dia dos centros históricos. neste pátio havia uma feira de roupa e de objectos em segunda mão - uma verdadeira tentação para quem não controla os implusos consumistas (não é o meu caso - isso comigo só acontece com tesouras pequeninas).


mas... comprei dois postais a um dos artistas locais. este é um deles.



daqui segui para o barco rabelo levar com a brisa do rio mais de perto.
e porque era um dia comemorativo, consegui um preço especial. foi um belo passeio.
de caminho passei em casa para apanhar o veículo novamente, desta vez com destino marcado até espinho.

uma curiosidade - sempre que entrava em casa olhava para o terceiro andar, onde está esta boneca, parece que é famosa!, mas ainda não lhe apanhei a história.
certo mesmo é que quem ali mora trata dela todos os dias, veste-a (nem que seja só com um avental aos patinhos) e à noite põe-lhe umas meias, que a aragem do rio é violenta.
e mais vale jogar pelo seguro e acorrentá-la ao parapeito, não vá a boneca não gostar da idumentária e mandar-se dali abaixo.



uma hora e meia depois, chegada a espinho.
e aqui apenas duas notas, que fiquei sem bateria na máquina:

- uma para o passeio - não podia ter sido melhor. faz-se mesmo bem, quase sempre junto ao mar e quase sempre a direito.

- outra para a merecida recompensa - um jantar num restaurante catita de nome a condizer
Barco Boador - petiscos e comidinha nota dez.


domingo

para "descansar" as pernas, dei um pulinho a serralves para ver o que lá se passava.
cedi à tentação e acabei por juntar mais kms às pernas e ao fim de semana, que gosto muito de andar a pé!

à noitinha um filme para variar
restless do gus van sant (já o tinha visto no king, mas achei que era um bom filme para mostrar às amigas com quem estava. e gostaram. e eu também).
o trailer aqui se quiserem ver.



e bibó puorto, carago!




segunda

fica para outro dia!

CML

2 comments:

  1. Je loved this Carago! Embora conheça esse mapa nunca me levou até uma singer antiga. Ainda há dias falei com a minha mãe sobre a maquina da minha avo e de como reverter o processo de modernização que sofreu há muitos anos e encaminha-la de novo para a antiquização que é basicamente voltar a por o pé de ferro e retirar o prqeno motor.
    O Bolhão já não está em obras? e foste visitar a senhora que nos recomendou o restaurante de tripas da ultima vez?
    Quanto ao filme, já está na minha lista de dvds (recebo assim que enviar o que cá tenho)
    Adorei o post

    ReplyDelete
    Replies
    1. sei de uma loja pequenina que é perita em máquinas de costura e lá talvez te possas aconselhar.
      há uns tempos fui lá com a minha, porque o motor avariou-se.
      e é um verdadeiro regalo para os olhos :)

      Delete