Thursday, April 26, 2012

ACTIVAR


por cá algumas coisas estão a dar que falar e uma delas é um projecto pelo qual tenho algum carinho, respeito e muita admiração. Esse projecto é a Es.col.a da Fontinha no Porto que, muito resumidamente, se fundamenta numa ideia muito simples:
ocupar um espaço devoluto (uma escola antiga) para aí criar um espaço autónomo para desenvolver actividades educativas com e para a comunidade. um grupo de pessoas que se dedicaram a fazer os arranjos necessários para devolver este espaço à comunidade, desde a pintura, à instalação eléctrica, etc. a escola estava montada e com agenda de actividades. 
a comunidade agradeceu. a Câmara Municipal do Porto não.despejou-os, para além de ter destruído tudo o que lá estava dentro. e isto porque afinal um grupo de pessoas que se apropriou de um espaço abandonado e que servia de palco à decadência humana, resolveu pôr mãos à obra para ali criar um projecto educativo comunitário.
para além de agradecer, a comunidade juntou-se a eles. e eu também. e tantos outros.
Por isso, sexta feira, numa manifestação de apoio marcada à última hora em Lisboa, lá fui eu dar o meu apoio à Es.col.a da Fontinha.

sábado e domingo
decidi participar no encontro nacional dos movimentos sociais em Portugal e assitir aos debates porque a maior parte dos temas interessavam-me bastante.
foi bastante interessante perceber como estes grupos comunicam entre eles e se organizam (às vezes andam às turras e cheguei mesmo a assistir a birras, mas afinal somos todos humanos e o que interessa é fazer, agir, independentemente de como lá se chega).


ainda no sábado, fui novamente à manifestação em apoio à Es.col.a, desta vez à escala nacional. E foi verdadeiramente vergonhoso ver que cerca de 50 pessoas que se ali estavam de uma forma bastante pacífica, tiveram a companhia e escolta de pelo menos seis carrinhas carregadinhas de polícias de "corpo de intervenção", que em nada interviram, mas serviu para esplanar definitivamente a estratégia deles: estamos aqui para vos intimidar e aí de quem ousar sair da linha, leva logo uma cassetada!

domingo, antes de apanhar o comboio para o Porto, ainda tive tempo de ir assistir ao debate sobre a Es.col.a no ACTIVAR e fiquei a saber que os planos para dia 25 de abril eram de reocupação. iupi!
devo dizer que não fui à manifestação nem à reocupação, isto porque entretanto PARALISEI!
já explico porquê. a seguir vêm mais fotos do Porto.
CML

1 comment:

  1. Eu li os teus posts na ordem contrária mas isto é de facto vergonhosos. como se sabe quem está o poder continua a querer governar quem não saiba ACTIVAR. da democracia será um ponto de passagem para sistemas mais repressores e vice versa

    ReplyDelete